sábado, 14 de maio de 2011

MONTANDO UM PORTIFÓLIO



MONTANDO UM PORTIFÓLIO


Patrícia Valesca Gomes Ferreira

A avaliação é essencial à educação. Inerente e indissociável enquanto concebida como problematização, questionamento e reflexão sobre a ação. É um instrumento que pesquisa e diagnostica o estágio de aprendizagem em que se encontra o educando, possibilitando a sua progressão através de uma tomada de decisão.

A avaliação deve ser concebida como uma busca incessante de compreensão da dificuldade do educando e entendida como conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e a ajustar sua prática às necessidades colocadas pelos alunos.

O conhecimento sobre a psicogênese da língua escrita é essencial, pois permite que o professor atue como mediador no processo ensino-aprendizagem, através de intervenções que conduzam os alunos a uma evolução sistemática na construção da leitura e da escrita.

Através da AVALIAÇÃO INICIAL (DIAGNÓSTICA) o professor conhece as hipóteses das crianças envolvidas no processo de alfabetização (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética e alfabética) o que dará a ele elementos para fazer seu planejamento, determinando os conteúdos e respectivos graus de aprofundamento.

A continuidade desta avaliação (de forma PROCESSUAL) dará ao professor a certeza da evolução exata de cada aluno, pois esta observação sistemática dos alunos nos subsidia para responder a três questionamentos essenciais à aprendizagem e desenvolvimento dos alunos:

  1. Eles estão aprendendo?
  2. Como estão aprendendo?
  3. Em que condições ou atividades encontram maior ou menor dificuldade?

A escola precisa ter um instrumento para registrar o desenvolvimento dos alunos e através do PORTIFÓLIO o professor poderá refletir e estabelecer objetivos para cada aprendiz, pois este lhe proporcionará informações práticas a respeito da avaliação. Os portifólios encorajam o aprendizado centrado na criança e a prática apropriada aos diferentes níveis de desenvolvimento infantil.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE SONDAGEM

Toda atividade deve ser contextualizada e significativa para as crianças. No processo de avaliação diagnóstica não é diferente. Por isso antes de iniciar teste de sondagem devemos estar atentos as seguintes orientações:

  1. As palavras devem pertencer a um mesmo grupo semântico, ou seja, escolha um tema e partir dele crie estratégias pára explorá-lo;
  2. Este tema deve ser significativo para as crianças, despertando interesse;
  3. Problematize o tema antes de escolher as palavras;
  4. Escolha palavras variadas quanto ao número de sílabas (polissílaba, trissílaba, dissílaba e monossílaba);
  5. As escritas devem ser propostas sempre da maior palavra para a menor quanto ao número de sílabas;
  6. Deve-se manter sempre um clima favorável, sem medos, para que a criança escreva, sempre motivando-a a escrever do “seu jeito”;
  7. Sempre que possível, peça a criança que leia o que escreveu passando o “dedinho” pela palavra lida. Temos assim mais uma oportunidade de identificar o nível de leitura da criança.
Para realizar a atividade de sondagem, podemos utilizar duas estratégias:

  1. DITADO
  2. AUTO DITADO
DITADO: Após escolher o tema (grupo semântico) e explorá-lo, o professor escolhe as palavras e dita-as para a turma que escreverá as palavras ditadas de acordo com sua percepção e hipótese.

Sempre que escolhermos esta estratégia, devemos preparar o material que será utilizado para a escrita das crianças, de forma que sua hipótese seja compreendida.

AUTO-DITADO: Esta estratégia consiste em apresentar gravuras (desenhos) para a criança da palavra que queremos que ela escreva. Os desenhos devem ser bem feitos, de forma a não dificultar a interpretação da criança. Antes de começar a escrita, faz-se necessário explorar a figura para que todos na sala saibam o que devem escrever não gerando assim, nenhuma insegurança.


ATIVIDADE 1: DATAS COMEMORATIVAS

Procedimento: Escolha uma data comemorativa como: Aniversário, Dia do Índio, Festa Junina, Natal, entre outras. Converse com os alunos sobre a data e faça perguntas problematizando o acontecimento.

Exemplo: Quem sabe o que comemoramos no nosso aniversário?

                 Quem já teve ou foi a alguma festa de aniversário?

                 O que é necessário fazer na organização de uma festa?

                 O que comemos e bebemos em uma festa de aniversário?

                 Como as pessoas se sentem?

Depois desta conversa escolheremos algumas palavras para serem ditadas para as crianças ou algumas figuras que representem itens de uma festa de aniversário ( por exemplo: refrigerante, pipoca, bolo, pão.) e em seguida uma frase com a mesma temática (exemplo: Na festa tem brigadeiro).

ATIVIDADE 2: HISTÓRIAS INFANTIS

Procedimento: Escolha uma história infantil, leve para a sala e conte para os alunos. Não podemos esquecer de explorarmos a capa antes de iniciar a história, pedindo que os alunos levantem hipóteses sobre aquela história.

Após contar a história, explorá-la fazendo perguntas sobre o lugar, os personagens, fatos interessantes ocorridos, parte que eles mais gostaram, se o final poderia ser diferente.

Escolher palavras que aparecem no texto.

Exemplo:

História: Chapeuzinho Vermelho

Palavras: Chapeuzinho, floresta, lobo, mau.
Frase: A menina cantava pela floresta.

ATIVIDADE 3: PANFLETOS E ENCARTES DE PROPAGANDA

Procedimento: Escolha uma temática (por exemplo: brinquedos, material de limpeza, alimentos, produtos de beleza, móveis, entre outros). Entregue para os alunos folhetos de propaganda e peça para encontrarem nestes folhetos os itens solicitados. Lembre-se de estipular a quantidade (no máximo 6) para que a atividade não fique extensa e cansativa. Cada aluno receberá uma folha em branco onde serão colados os itens selecionados e em seguida nomeados.

ATIVIDADE 4: PERSONAGENS DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Procedimento: Entregaremos aos alunos revistinhas em quadrinhos ou qualquer outro material impresso que tenha esses personagens (livros didáticos antigos, tirinhas retiradas da internet, entre outros) e pediremos que eles recortem os personagens ali encontrados.

Em seguida distribuir uma folha branca e pedir que as crianças colem as figuras escolhidas, uma abaixo da outra, nas folhas.

Em rodinha, conversar sobre os personagens, nomeando-os e falando sobre suas características. Após essa conversa cada aluno escreverá de forma individual os nomes dos personagens escolhidos por eles.

Exemplo: Almanaque Turma da Mônica


As atividades relacionadas deverão servir como exemplo de sondagens que poderão ser realizadas, permitindo ao professor avaliar o nível do aluno na leitura e na escrita, antes de iniciar o trabalho e durante o seu desenvolvimento.

As informações colhidas na sondagem serão úteis para o planejamento da turma e o professor poderá organizar  grupos de alunos de forma a aproveitar bem as características próprias de cada um, organizando assim as intervenções necessárias ao desenvolvimento da leitura e da escrita.



BIBLIOGRAFIA:

SHORES, Elizabeth F. Manual de Portifólio: um guia passo a passo para professores. Porto Alegre: ARTMED, 2001

CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e Letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. 2ª ed. Petrópolis, RJ: 2005

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.Faculdade de Educação. Centro de Alfabetização, leitura e Escrita. Coleção: Orientações para a Organização do Ciclo Inicial da Alfabetização. Caderno 5 – Avaliação Diagnóstica. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, 2005.



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